top of page

Projetos e Aulas Integradas de 2017

Projetos e Aulas Integradas do Ano 2017

 

Como foi esse ano

Iniciamos o ano com o Concurso de Música da Francofonia realizado no espaço Maison de France, no Rio de Janeiro. Pela primeira todos os alunos do 2º ano participaram do evento fazendo uma apresentação coletiva. Mais uma vez levamos com muito orgulho nossa 4ª premiação. Os professores envolvidos foram da disciplina de Núcleo de Integração Linguística, Artes e Projeto de Vida e Cultura. É possível também acessar o ensaio geral no Lycée.

O Projeto de Échange Interculturel et Linguistique iniciou seu processo seletivo no ano de 2016 com os alunos que, na época, estavam nos 1º e 2º anos. Na entrevista os alunos apresentavam sua motivação e respondiam algumas perguntas aos avaliadores. Tudo foi feito em francês, visto que esta etapa é inspirada na prova de DELF de acordo com o nível em que os alunos se encontravam. O objetivo do projeto é a imersão cultural e linguística. Na França, os alunos apreciaram aulas no Lycée International d'Est Parisien, em Noisy-le-Grand, assim como também desenvolveram atividades na outra modalidade de ensino deste complexo escolar, o Collège International de Noisy-le-Grand. Ao longo do ano até a data da viagem, os alunos se prepararam desenvolvendo atividades para serem apresentadas nessas instituições. Por outro lado, os alunos franceses também apresentaram atividades para os brasileiros. Outra forma de imersão na língua foram as aulas de campo, com visitação a museus e pontos turísticos. Para tornar essa experiência mais aprofundada, os alunos brasileiros receberam um Cahier de Voyage Pédagogique, com atividades e textos informativos. Os alunos brasileiros também se hospedaram em casas de famílias francesas, onde puderam trocar ainda mais experiências e aprofundar seu conhecimento sobre a língua e a cultura francesa. No retorno, nossos alunos apresentaram palestras para os alunos do Lycée, contando como foi passar essas quase duas semanas fazendo intercâmbio. E por fim, receberam também o certificado de participação no intercâmbio. Os professores idealizadores do projeto deste ano foram: Danielle, como coordenadora do projeto, Ana Claúdia e Rosana, esta última já estava na França como professora nos colégios franceses (todas de Núcleo de Integração Linguístico), Nayhara (Projeto de Vida e Cultura) e nossa atual diretora geral Mara. 

O projeto Fossilizarte, criado e desenvolvido pelos profs. Alberto Lazzaroni (Biologia/Ateliê Científico) e Robson Martins (Artes) tem por objetivo promover oficinas de confecção de fósseis artificiais utilizando técnicas paleontológicas associadas às das artes plásticas com o intuito de despertar o espírito científico e a criatividade em nossos alunos aliados à autonomia e ao protagonismo juvenil. São utilizados materiais como argila, areia, gesso, tinta tipográfica, ferramentas como formões, goivas e rolinhos de espuma além de exemplares de conchas de animais marinhos, folhas, exoesqueletos de insetos e ossos de frango e peixe. Os aspectos mais destacados das oficinas são a interação dos alunos entre si bem como com o público em geral durante as atividades e a liberdade criativa que as mesmas proporcionaram. Podemos através desse trabalho vivenciar de forma bem clara a estreita relação que existe entre a Biologia e as Artes Plásticas bem como perceber o crescimento de todos os alunos envolvidos. O projeto ficou entre os seis finalistas do Prêmio Shell de Educação Científica 2017, tendo sido escolhido entre 232 outros projetos.

O Projeto Feira de Profissões surgiu no ano de 2016, e este ano, manteve sua proposta de receber profissionais de diversas áreas. Os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de conversar com profissionais militares, engenheiros, biólogos, professores, jornalistas, fisioterapeutas, etc. Os idealizadores deste projeto este ano foram os professores: Lídia (Ensino Religioso), Nayhara e Andreza (Projeto de Vida e Cultura), Daniele (Núcleo de Integração Linguístico), Andreia (Atelier Científico), além da nossa atual diretora adjunta Luciana, entre outros colaboradores que indicam e convidam profissionais para a Feira. Os alunos foram divididos por área de interesse e puderam visitar as diversas salas de palestras. O objetivo do projeto é que o aluno possa, antes do ENEM, conhecer e esclarecer diversas dúvidas sobre profissões. No início do ano letivo é passado um questionário onde os alunos sugerem os profissionais, com os quais gostariam de conversar.

O Clube de Ciências do Colégio Estadual Intercultural Brasil-França é coordenado pelo professor Alberto, e tem como parceiro professores que, em sua maioria, atuam como supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Governo Federal. Possui um enfoque multidisciplinar procurando abordar a ciência de forma ampla. Dessa forma, além das ciências da natureza (que é o foco da maioria dos clubes de ciência conhecidos), agregamos também as ciências exatas e humanas. Participam das atividades, como colaboradores, bolsistas PIBID, que são graduandos de duas universidades: a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os da UFF são dos cursos de Biologia, Sociologia e Francês e os da UERJ do curso de Matemática. Participam ainda das atividades do Clube alunos regularmente matriculados no Colégio Estadual Intercultural Brasil-França. No entanto, o Clube é uma atividade extracurricular, ou seja, todos os clubistas participam como voluntários, não havendo qualquer tipo de bônus para as suas atividades escolares formais. Os mesmos passaram por um processo seletivo, no qual foram utilizados como critérios avaliadores uma entrevista pessoal com os coordenadores do projeto além da análise de respostas a um questionário desenvolvido pela equipe coordenadora. As atividades do Clube são quinzenais e realizadas sempre às quartas-feiras no período da tarde. Em algumas atividades são convidados alunos de outras instituições de ensino, tendo prioridade os da rede pública, municipal ou estadual. As atividades do Clube incluem cineclubes, clubes de leitura, oficinas, mesas redondas e ciclo de palestras sendo que, a cada encontro, só uma delas é realizada. Em cada atividade são distribuídos questionários investigativos, tanto pré como pós-atividade, cujo preenchimento por parte dos participantes serve como instrumento norteador para possíveis e necessárias correções de rumo. Os alunos são também estimulados a se aprofundarem nos referidos temas pesquisando trabalhos que possam lhes dar um maior suporte.

Além de muitos projetos, tivemos também mais uma edição da nossa Festa Julhina, com a tradicional quadrilha, entre outras brincadeiras.

Aula integrada sobre Imigrantes, com os professores Marcus (Geografia), Danielle (Núcleo de Integração Linguístico) e Maria de Fátima (Atelier Científico).

Nossos alunos também tiveram a oportunidade de ter uma aula de campo sobre sustentabilidade muito diferente. Visitaram a embarcação auto-sustentável Nomades des Mers, no projeto Grael com as professoras Maria de Fátima (Atelier Científico) e Daniele (Núcleo de Integração Linguístico). 

Aulão das turmas de 3º ano  sobre "Défis 3 Minutes" (apresentação de um livro) com as professoras Sany e Danielle.

As professoras Danielle e Sany (Núcleo de Integração Linguístico) também levaram os alunos do 3º ano, para uma aula sobre "Cultura, dança e gastronomia haitiana" na Aliança Francesa de Niterói.

Em abril deste ano também recebemos alunos franceses do Lycée de  Pontault Combault. A escola veio a convite da professora Jacqueline (Núcleo de Integração Linguístico) conhecer nosso Lycée. Na ocasião os alunos franceses participaram da aula da professora Nayhara (Projeto de Vida e Cutlura), onde os alunos da turma 1004 apresentaram uma pequena feira sobre cultura brasileira e também participaram da aula sobre a culinária das regiões brasileiras, com as professoras Danielle e Jacqueline (Núcleo de Integração Linguístico. Os alunos franceses também puderam se hospedar na casa de famílias brasileiras, neste caso, ficaram alguns dias na casa de nossos alunos. Apesar do tempo curto que passaram em Niterói, o intercâmbio foi muito proveitoso, principalmente para estreitar laços de amizades.

O Projeto BraFra Solidário deste ano teve uma edição diferente. Os alunos produziram os brinquedos de materiais recicláveis como de costume, mas levaram até a Creche da Comunidade. Mais uma vez os professores Robson (Artes) e Lídia (Ensino Religioso) puderam contar com a parceria de alunos e professores.

Em ritmo de despedida, os alunos do 3º ano de 2017 tiveram um aulão na praia com as professoras Daniele e Sany (Núcleo de Integração Linguístico) e Manuela (Educação física).

Fechamos o ano com a formatura da nossa 2ª turma. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar fotos na Maison de France (pasta I e pasta II), usando beca. Também foi um momento importante para entrega dos certificados dos primeiros colocados no DELF. Depois, os alunos tiveram a festa de formatura e, em outro dia, a colação de grau

Clique nos links dentro da aba 2017 e você poderá acessar as fotos através do Google Fotos ou clique nos links dentro do texto.

bottom of page