top of page

Projetos e Aulas Integradas de 2018

Projetos e Aulas Integradas do Ano 2018

 

Neste ano estamos produzindo

Os alunos do 2º ano estão se preparando para o concurso de Música da Francofonia que acontecera no final de Março ou começo de maio.

O Projeto de Échange Interculturel et Linguistique que fez seu processo seletivo (inspirado no modelo DELF) no ano de 2017 com os alunos do 2º ano estão produzindo suas atividades para a viagem que acontecera em maio. O objetivo do projeto é a imersão cultural e linguística. Mantém-se a parceira com o Lycée International de l'Est Parisien, em Noisy-le-Grand, e o Collège International de Noisy-le-Grand. Um novo Cahier de Voyage Pédagogique, com atividades e textos informativos foi produzido.

 

Os alunos brasileiros já tiveram a oportunidade de fazer um piquenique, na Urca no final do ano de 2017), com os alunos franceses do Collège. Nesta oportunidade os alunos trocaram experiências sobre a gastronomia de seus países. Os intercambistas trocaram cartas com os alunos do Lycée International (em fevereiro de 2018).

 

Os professores idealizadores do projeto deste ano foram: Danielle, como coordenadora e Rosana, como professora, (todas de Núcleo de Integração Linguístico), Nayhara (Projeto de Vida e Cultura) e Manuela (Educação Física).

 

Os alunos viajaram em 3 de maio e retornaram no dia 18 do  mesmo mês. Na França, além das visitas pedagógicas, munidos do "Mon Cahier de Voyage Pédagogique", aos pontos turísticos e museus, os alunos também fizeram atividades integradas com o Lycée e o Collège International, onde também ficaram hospedados em casas de famílias francesas, com o intuito sempre de se aprofundar ainda mais na língua e cultura francesa. Outro diferencial, para o projeto esse ano, foi a parceria com o Lycée Camille Claudel onde os alunos puderam visitar o Lycée, também assistir aulas e desenvolver atividades integradas.

No dia 09/06/2018 os alunos receberam os certificados com a presença de seus pais e responsáveis. Além disso, foi feito uma pequena exposição com as fotos da viagem.

Clique aqui para ver as fotos do intercâmbio. Assista os vídeos produzidos pelos alunos: liceu e frescobol.

O projeto Fossilizarte, criado e desenvolvido pelos profs. Alberto Lazzaroni (Biologia/Ateliê Científico) e Robson Martins (Artes) continua a todo vapor. Este ano, o projeto já participou do evento Abertura Oficial do Ano Letivo das Escolas Católicas de Niterói, no Colégio Salesiano de Santa Rosa. O principal objetivo do projeto é promover oficinas de confecção de fósseis artificiais utilizando técnicas paleontológicas associadas às das artes plásticas com o intuito de despertar o espírito científico e a criatividade em nossos alunos aliados à autonomia e ao protagonismo juvenil. 

O Clube de Ciências continua a todo vapor e já iniciaram suas atividades recebendo novos membros. "Teve apresentação do Clube, quiz e momento de reflexão sobre o fazer científico", segundo a publicação na página do Clube no Facebook. Além disso, o Clube visitou a CLIN para saber mais sobre sustentabilidade pensando em novas atividades a serem desenvolvidas no Lycée.

 

Além disso,  no dia 14/03 (quarta-feira), o Clube de Ciências teve uma oficina de DNA Forense. Nesta ocasião foram convidadas Tatiana Nogueira e Ludmila que fazem parte do projeto, "Ciências Forenses - For.Sci Projetos Educacionais". 

 

No dia 21/03/2018 o Clube participou da palestra sobre Fotografia e Cinema, ministrada pelo professor Luiz Edmundo de Castro do curso de Cinema da UFF.  A palestra também foi aberta a outros alunos do Lycée. Os alunos aprenderam mais sobre como um filme é feito e quais são os tipos de enquadramentos. Por fim, cada grupo escreveu também um roteiro no qual será realizada a gravação até o final do ano. No dia 28/03,  clube recebeu a professora Luciana Cogliatti, com o Projeto de Reciclagem Artesanal de Papel

 

No dia 11/04/18 contamos com a presença do professor Mauro Sola-Penna, que contagiou os clubistas e as turmas de terceiro ano do colégio presentes falando sobre ciência e comida.

Em 9 de maio os alunos os alunos discutiram artigos científicos e prática de microscopia.

 

No dia 21 de junho recebemos o prof. Caio Lewenkopf do Instituto de Física da UFF que nos brindou com uma pelestra sobre Nanotecnologia.

Na terceira semana de abril, as turmas 3001 e 3002 apresentaram, em francês, os trabalhos sobre o tema Energia da disciplina Atelier Científico com o professor Alberto, para as turmas de primeiro e segundo anos. Um agradecimento especial aos queridos amigos Danielle Pascotto, Nayhara Fraga, Jacqueline Silva, Álvaro Domingues, Shirley Jardim, Michelle Rodrigues, Sany Lemos, Rodrigo Correia, Adriana Valois, Andreia Santos e Flavio Cândido.

Aula da professora Danielle (Núcleo de Integração Linguístico) sobre "La Chandeleur" com seus alunos do 3º ano 2018.

No dia Internacional da Mulher (Journée Internationale des Femmes) os alunos do  2º ano, nas aulas de Projeto de Vida e Cultura, com a professora Nayhara, produziram charges, cartazes e tirinhas, que foram expostas no mural do Lycée. Para a sensibilização dessa produção, os alunos conheceram o trabalho da  quadrinista francesa Emma, autora do livro "Un outre regard", que mostra a situação das mulheres na sociedade. Para finalizar, o Lycée convidou uma palestrante para falar um pouco da história desta data importante e sobre a relação de igualdade entre homens e mulheres.

Em comemorarão do Dia Internacional da Francofonia (Journée Internationale de la Francophonie), os alunos do Lycée foram ao CineArte UFF, em Icaraí, para assistir ao filme Swagger. Estiveram presentes na sessão os professores Robson (Artes), Danielle, Ana Claúdia, Rosana e Rosane (Núcleo de Integração Linguístico), Nayhara (Projeto de Vida e Cultura) e Christelle (Atelier Científico).

O quadrinista Fabien Toulmé, autor da graphic novel "Ce n'est pas toi que j'attendais" visitou o nosso Lycée, na sexta, dia 23/03/2018. Os alunos apreciaram a palestra do artista falando sobre o universo dos quadrinhos, da trissomia 21 e de seu próximo projeto de história em quadrinhos. Os alunos do 2º ano participaram da palestra juntos com as professoras Nayhara Fraga (Projeto de vida e cultura) e Rosana (Núcleo de Integração Linguístico), além da presença de Christelle (Atelier Científico) e Sandrine Diesel (Consulado Francês).

O professor Robson (Artes) desenvolveu com os alunos do 2º ano a temática de "Arte, Ciência, autonomia, fabricação do papel artesanal e a tinta com pigmentos terrosos". A matéria prima para desenvolver o trabalho teve origem do bairro do Gradim/SG, argila lilás, vermelha e branca.

As professoras de Núcleo de Integração Linguístico, Danielle e Sany, apresentaram com seus alunos de 3º ano o projeto de leitura bilíngue: Mots Dits Mots Lus. Os alunos tiveram que não apenas ler, mas compreender, interpretar, dramatizar os livros. Os alunos do 3º ano apresentaram para as outras turmas trechos de obras importantes da literatura mundial.

O cônsul francês Jean-Paul Guihaumé, em companhia de Romann Datus, Sandrine Diesel e Julie Mailhé estiveram em abril no Lycée para a entrega dos certificados do DELF, nível B1 e B2 dos alunos do 3º ano do ano de 2017.

A cantora de Jazz Camille Bertault visitou o Lycée Brésil-France. Très agréable! Os alunos a receberam com muita música e tiveram a oportunidade de cantar e tocar com a artista. (Vídeo 1, Vídeo 2, Vídeo 3Vídeo 4)

Os alunos do 2º ano se prepararam internamente para escolha da música, que irá participar do Concurso de Música da Francofonia. Este ano o Concurso será no dia 8 de maio. Os professores envolvidos são Ana Claúdia (Núcleo de Integração Linguístico), Robson (Artes), os quais se preparam para levar um grupo de quase 40 alunos para se apresentar no Rio de Janeiro. Contribuiram também para este trabalho as professoras Nayhara (Projeto de Vida e Cultura) e Rosana (Núcleo de Integração Linguístico). Você também pode assistir aos vídeos dos ensaios. (vídeo 1, vídeo 2, vídeo 3, vídeo 4, vídeo 5, vídeo 6, vídeo 7, vídeo 8

e vídeo 9).

A professora Laetitia, professora francesa que ministra uma parte da carga horária da disciplina de Projeto de Vida e Cultura, trabalhou neste mês de maio com os alunos sobre Maio de 68. O resultado deste trabalho foi um painel na escola com imagens produzidas pelos alunos acerca do tema. 

No dia 21 de junho aconteceu no Lycée a Fête de la Musique. Evento onde os alunos apresentaram músicas e danças, tanto em francês quanto em português. A diversidade cultural ressaltada pelo alunos mostram o quantos estes são criativos e empenhados em fazer o seu melhor. A turma 2002 encerrou o evento com a homenagem ao nosso querido aluno Marcos, que infelizmente nos deixou no início do ano, cantando a música "Alelulia". A família do aluno foi convidada e prestigiou o coral da 2002. Este foi um momento de grande emoção para todo o Lycée. Acesse aqui as fotos e os vídeos das apresentações - vídeo 1, vídeo 2, vídeo 3, vídeo 4, vídeo 5, vídeo 6, vídeo 7, vídeo 8, vídeo 9, vídeo 10, vídeo 11, vídeo 12, vídeo 13, vídeo 14, vídeo 15, vídeo 16, vídeo 17, vídeo 18, vídeo 19, vídeo 20, vídeo 21, vídeo 22, vídeo 23, vídeo 24, vídeo 25, vídeo 26 e vídeo 27.

No dia 13 de junho aconteceu no Liceu Brasil/China, organizado pelo professor Alberto (Atelier Científico), o evento "Ciência na Estrada fazendo Arte" que é uma das etapas do evento maior que é o 10º Simpósio de Ciência e Arte da Fiocruz, que é nossa parceira. Neste mesmo evento participaram os professores Alessandro (Física) e Robson (Artes) oferecerando a Oficina do Som com os conceitos da Física para os alunos do Brasil-China. Além da participação do projeto do nosso Lycée o Fossilizarte, também coordenado pelo professor Alberto.

No dia 19 de junho tivemos a palestra "Os elétrons e a vida" com o prof. Mauro Pavão do Instituto de Bioquímica da UFRJ na aula do professor Alberto.

O projeto Refugiarte, coordenado pelo professor de Atelier Científico Alberto e com a contribuição das professoras Danielle (Núcleo de Integração Linguístico), Nayhara (Projeto de Vida e Cultura), Rosangela (Espanhol e Português, Lídia (Ensino Religioso) e os professores Robson (Artes), Cícero (Sociologia), Marcus (Geografia) e Jorge (História) apresentou uma  palestra com Fleury Johnson, país de origem Togo, que se formou em Medicina na UFRJ, no dia 11 de setembro.

bottom of page